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Walter: visão estratégica garante êxito da marca no país

A importância dos clusters para a competitividade das empresas.

Um dos fatores críticos de sucesso em manufatura é, sem dúvida, a escolha e a aplicação de ferramentas, pois sem ferramentas adequadas e bem aplicadas, qualquer manufatura perde muito em eficiência e competitividade. Nesse sentido, os fabricantes e fornecedores de ferramentas desenvolvem um papel de grande importância junto ao mercado manufatureiro. Em regiões industriais bem sucedidas, em todo o mundo, as empresas se organizam em clusters (aglomerados), nos quais um grupo de fornecedores afins orbita em torno de grandes montadoras ou organizações, que para poder operar de maneira apropriada, dependem desse arranjo, principalmente para facilitar as operações logísticas, assim como aumentar a cooperação entre as partes, de modo que a sinergia gerada proporcione oportunidades de crescimento para todo o complexo de empresas.

Sorocaba, município localizado na região sudeste do estado de São Paulo, a 92 km da capital, que conta com aproximadamente 595 mil habitantes, é um exemplo deste tipo de ocorrência. O declínio da indústria têxtil na região fez com que a cidade buscasse novos caminhos e, a partir da década de 1970, diversificou o seu parque industrial, hoje com mais de 1.700 empresas, das quais parte significativa é voltada para a manufatura de componentes automotivos.

As principais atividades econômicas da cidade são: indústrias de máquinas, siderurgia e metalurgia pesada, indústria automobilística, autopeças, mecânicas, indústrias têxteis, equipamentos agrícolas, químicas, petroquímicas farmacêuticas, papel e celulose, produção de cimento, energia eólica, eletrônica, ferramentas, telecomunicações entre outras; tornando-se, assim, um polo industrial dinâmico e de boa situação econômica. Por tudo isso, é a quarta maior cidade paulista a receber novos investimentos e uma das maiores do país, figurando na lista das trinta cidades que mais geram empregos no Brasil.

O parque industrial de Sorocaba possui excelente infraestrutura rodoviária, transportes públicos, rede de energia elétrica, telecomunicações, deposição de lixo e resíduos industriais, água e esgoto, com mais de 25 milhões de metros quadrados, o que acabou atraindo vários fabricantes de ferramentas para a região.

Conquistando espaço e preferência no mercado

Um desses fabricantes de ferramentas foi a Walter AG, que atua no território nacional como Walter do Brasil Ltda. Empresa alemã fundada em 1919, na cidade de Tübingen, e transformada em uma corporação em 1990, é um dos líderes mundiais no mercado de ferramentas, possuindo 34 subsidiárias estrategicamente distribuídas ao redor do mundo. Ela atua em mais de 40 países e emprega cerca de 3.600 funcionários. Conhecida por desenvolver, produzir e comercializar ferramentas com pastilhas intercambiáveis de metal duro para usinagem, a empresa fornece soluções para operações de torneamento, fresamento e furação. A marca Walter se tornou famosa no Brasil pela excelente qualidade e desempenho de suas fresas com pastilhas de metal duro.

A exemplo de algumas outras empresas fabricantes de ferramentas, que chegaram ao Brasil a partir da década de 90, a empresa foi penetrando no mercado aproveitando a boa imagem que já possuia em alguns itens de sua linha de produtos, principalmente em empresas de origens alemã e europeia, que já a conheciam fora do país, para assim se consolidar como um dos grandes players (fornecedores que disputam os negócios de um determinado segmento) no mercado local.

Expansão do fornecimento para outras áreas de aplicação

Suas operações em Sorocaba começaram em um único galpão no Jardim Leocádia, às margens da Rodovia José Ermírio de Morais (SP-75, Castelinho), e dado o êxito alcançado junto à preferência de muitos de seus clientes, a empresa expandiu suas instalações para mais cinco galpões, que foram sendo incorporados nos anos subsequentes à sua chegada ao país.

À medida que foi conquistando a confiança da indústria local com sua atuação em algumas áreas específicas, ganhou crédito para expandir o fornecimento também para outras aplicações. A empresa foi pioneira no lançamento de pastilhas com revestimento bicolor, a renomada linha Tiger.Tec® para usinagem de ferro fundido, com revestimento de óxido de alumínio na superfície de saída da pastilha e nitreto de titânio nas laterais. A novidade possibilitou ampliar sua participação no comércio de ferramentas para torneamento, principalmente para a usinagem de fundidos (e algumas ligas em aço).

Posteriormente, vieram as pastilhas Tiger.Tec® Steel, indicadas para o torneamento de peças em aço. Usando um novo substrato de metal duro e um revestimento especial em multicamadas, os bons resultados continuaram surgindo, pois as ferramentas garantiam maior produtividade, gerando maior segurança e estabilidade nos processos de usinagem. Disponibilizadas em várias classes no campo ISO P e com diversas opções de geometrias de quebra cavacos, as novas pastilhas obtiveram êxito no desbaste e acabamento de todos os tipos de aço, desde componentes em aços não ligados até aços de alta liga, cobrindo, assim, grande área de aplicação.

Mais recentemente, foram lançadas as classes Tiger.Tec® Silver, também para o campo ISO P, com revestimento de óxido de alumínio e com microestrutura otimizada, que permite uma vida útil 50% maior, em relação aos desgastes de craterização, e possibilitam aumentos na capacidade produtiva de até 75% nos torneamentos em aço.

Especialização em revestimentos

Para Mauricio Fonseca, responsável pela área de marketing e exportação da Walter, um dos segredos do sucesso da companhia foi o fato de especializar-se no desenvolvimento dos revestimentos das pastilhas de metal duro. A Walter conseguiu grandes avanços tecnológicos na execução dos processos do tipo PVD (Phisical Vapor Deposition). Esse tipo de processo garante maior uniformidade da microestrutura granulométrica do revestimento, melhorando a adaptação das ferramentas aos processos de usinagem, principalmente naqueles que exijem maior segurança e capabilidade. Pastilhas revestidas com processos PVD melhoram o escoamento dos cavacos, geram menos desgastes e otimizam a produtividade na usinagem de aços em ligas especiais.

Confiante na evolução do mercado local e nos resultados crescentes em vendas, empresa investe em novas instalações.

Os avanços no campo dos revestimentos também envolvem a questão da disposição das multicamadas. A utilização de materiais de revestimento especiais, como o zircônio e os nitretos de cromo alumínio, conferem performances diferenciadas às ferramentas e pouquíssimas empresas têm o devido know-how para executá-las.

Atualmente, sob a marca corporativa Walter, encontram-se marcas importantes que foram sendo incorporadas, ao longo do tempo, ao seu catálogo de produtos, tais como Titex, Prototyp e Valenite. Com isso, foi possível cobrir a maioria das necessidades em termos de ferramentas para usinagem de seus clientes ativos e potenciais. Sob a marca de competência Walter Titex, na qual estão concentradas as brocas de precisão inteiriças de metal duro ou HSS (High Speed Steel), foram desenvolvidas as tecnologias X.treme e XD.Technology, sinônimos de alta performance e de furação profunda, respectivamente. A companhia também oferece soluções para furos de diâmetros extremamente diminutos, que são exigidos em aplicações específicas não só da indústria mecânica, mas também na indústria de próteses medicinais, em que segurança, precisão e qualidade são cruciais.

Por meio da marca de competência Walter Prototyp, a empresa fornece ferramentas de metal duro e HSS para fresamento e abertura de roscas, disponibilizando tecnologias como Paradur® e Protostar®. No segmento de insertos intercambiáveis e sistemas de fixação para fresamento, torneamento e furação, a marca Walter inovou com as tecnologias e sistemas Tiger.Tec® e Xtra. tec®. Com a incorporação da Valenite, passou a atuar também com tecnologia de ferramentas acionadas (MODCO®). Prevendo a expansão do mercado na área de serviços, a companhia expandiu seu campo de atuação para os setores de logística, engenharia e treinamentos através de sua divisão Walter Multiply, complementada por meio de sistemas de soluções como o Toolshop, que facilita as transações comerciais e possibilita o follow-up da evolução do pedido e histórico da compra, além de softwares de consulta, como o TEC CCS (Tool Selec- tion System), que agiliza o processo de escolha e aplicação das ferramentas.

Razões para o rápido crescimento da empresa no país

Para Salvador Fogliano, Managing Director da empresa, outro motivo que explica o rápido crescimento da Walter no país é o know-how acumulado pelo corpo técnico da empresa, que inclui profissionais especializados nos principais segmentos da manufatura, tais como os setores automotivo, energia, aeroespacial, ferroviário e engenharia geral. No setor de energia, por exemplo, antes mesmo do atual boom de desenvolvimento, a empresa já contava com pessoal técnico dedicado a esse tipo de atividade. Salvador complementa que oferecendo soluções arrojadas, estratégias inovadoras em usinagem, serviço global e suporte técnico às linhas de produção de seus clientes e simplificando as rotinas de fornecimento a companhia pode ampliar sua participação, já destacada, no mercado nacional.

A crescente demanda da indústria automotiva por ferramentas em PCD (Pollycristalline Diamond) para usinagem de autopartes em alumínio, como no caso dos cabeçotes de motores, levou a empresa a desenvolver soluções completas para esse tipo de usinagem, incluindo fresas para desbaste e acabamento das faces (F4050), fresas para desbaste e acabamento das laterais, alargadores para os diâmetros do eixo comando, machos laminadores para a geração das roscas, alargadores para os tuchos, alargadores para guias e sedes de válvulas, brocas de metal duro para os furos de fixação e alargadores para os furos das velas de ignição.

Foco em soluções completas para usinagem total de componentes

Mauricio Fonseca reforça que a ideia de fornecedores sistemistas se expandiu também para os fornecedores indiretos. Assim, para o cliente, não interessam soluções isoladas para uma determinada operação de usinagem de certo componente, o interessante é encontrar alguém que forneça um sistema completo de soluções, que permita a execução total da peça, no menor tempo possível, garantindo precisão e qualidade.

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Deste modo, levam vantagem os fornecedores que possuírem um leque amplo de ferramentas que atenda todas as operações necessárias à execução de cada parte que irá compor o produto final, como o caso dos cabeçotes.

Partindo desse princípio, o pessoal de pesquisa e desenvolvimento da Walter desenvolveu conjuntos de ferramentas dedicados aos principais componentes que incorporam conjuntos mecânicos típicos dos segmentos industriais mais importantes como o automotivo, o aeroespacial, o ferroviário, o naval, o de prospecção de petróleo, o de geração de energia e assim por diante.

Com um catálogo geral que ostenta um leque de 49.000 itens em ferramentas, quase todas as necessidades de usinagem podem ser atendidas com ferramentas standard, todavia, para atender algumas operações específicas e a carência de racionalização dos tempos de produção, muitas vezes a construção de uma barra de mandrilar especial ou a fabricação de uma ferramenta conjugada se torna imprescindível. Para cobrir esse tipo de demanda, a empresa mantém um centro produtivo para a fabricação de ferramentas especiais, reafiação e recondicionamento de ferramentas em PCD e CBN (Cubic Boron Nitride).

A força propulsora da excelência em serviços

Sob a bandeira Walter Multiply, a empresa atua em quatro frentes de suporte aos clientes: Produção e Logística, Treinamento, Manutenção e Planejamento. Tais frentes envolvem trabalhos como: gerenciamento de ferramentas, capacitação técnica da mão de obra para usinagem de peças predefinidas, recondicionamento e reciclagem de ferramentas desgastadas ou avariadas, elaboração de processos com definição de ferramentas e parâmetros de corte.

O mercado nacional de ferramentas de corte movimenta centenas de milhões de reais por ano e é, sem dúvida, um mercado promissor e rentável. Contudo, não há espaço para amadores: ou se tem estrutura, ou se corre o risco de ficar à margem do mercado. Dado o seu rápido crescimento, a empresa foi agregando mais cinco galpões ao primeiro que ocupou desde a sua chegada ao Brasil, porém essa expansão contou com o que havia disponível para o momento e deixou a desejar quanto à lógica funcional que a empresa Alemã costuma conferir às suas instalações. A fim de ajustar-se aos padrões de qualidade e imagem que a matriz recomenda, a empresa deve inaugurar sua nova sede no segundo semestre desse ano.

Expansões e investimentos focam em futuro promissor

Manufatura em Foco teve o privilégio de visitar o novo prédio da companhia que se encontra em fase final de acabamento. Para Salvador, que nos conduziu durante essa visita extraoficial, a nova planta segue rigorosamente as recomendações da matriz e irá proporcionar uma melhora significativa tanto no fluxo operacional das linhas de produção, quanto na logística e também no atendimento aos clientes, incluindo-se nisso as modernas instalações que serão utilizadas para treinamentos, palestras e eventos de lançamentos de produtos.

O diretor, que chegou recentemente à companhia, está muito otimista quanto às reais possibilidades de crescimento da empresa em breve futuro e vê como uma de suas principais missões consolidar em sua gestão os quatro pilares básicos de sucesso da corporação Walter: Tecnologia de Vanguarda, Produtos Ótimos, Serviços Excelentes e Equipe Capaz e Motivada.

Ao observar o bom resultado obtido pela empresa desde que chegou a Sorocaba, nota-se que toda a evolução de seus negócios seguiu estratégias muito claras de penetração e conquista da fidelidade de seus clientes, desde a escolha da região onde se instalar até a definição das linhas de produtos de entrada e, posteriormente, de expansão para outras áreas técnicas de aplicação e, sobretudo, a montagem de uma equipe de experts em comercialização, escolha e aplicação de ferramentas, que atuam como verdadeiros consultores em produtividade e racionalização dos custos finais de manufatura de todos os seus clientes.

Como se sabe, vivemos em um mercado turbulento regido por padrões econômicos instáveis e submetido a constantes pressões de uma concorrência muito agressiva, contudo nota-se que não há obstáculo que possa barrar o crescimento de uma empresa em que se encontre conhecimento, vontade e recursos.


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