Quem perde o ânimo perde tudo
Na antiguidade, o ouro era separado dos metais menos nobres por meio do fogo. No Egito e na Grécia, a chamada era de ouro da humanidade era aquela na qual os homens viviam próximos aos deuses. Hesíodo dividiu as eras humanas em Ouro, Prata, Bronze, a era dos Heróis e a era de Ferro.
Essa é uma ordem de degradação, à medida que os homens se afastavam dos valores divinos, em favor das vaidades.
Na era de ouro, os homens viviam felizes, não envelheciam e morriam sem sofrimento. A primavera era eterna e as pessoas se alimentavam de frutas e mel.
Esta era terminou quando Prometeu entregou o segredo do fogo aos homens. Por isso, Zeus puniu a humanidade, fazendo com que Pandora, a primeira mulher segundo a mitologia, abrisse sua caixa, deixando cair todos os males sobre os mortais. Ao ver o que ocorria, fechou-a rapidamente, restando apenas a esperança em seu interior.
Mitologia à parte, o ouro é valioso porque não se degrada! Dura eternamente! Por isso as alianças são de ouro e vêm em uma caixinha, na esperança de que os matrimônios também durem para sempre!
Ao longo da vida, os homens se submetem a vários tipos de fogo, talvez, com o mesmo propósito de serem depurados o fogo das paixões, da vaidade, da arrogância, entre tantos outros!
Ocorre que as almas entram na vida luzindo como o ouro e muitas saem dela tostadas. Quem nunca passou por provações sem esmorecer? Se a vida fosse um cadinho, ao apagar-se a chama do viver, quanta escória restaria nele?
Imagine que depois das provações da vida haja uma tenda sagrada, lugar de honra e glória eterna onde só almas de ouro poderão entrar, pois tudo o que é sagrado merece veneração e zelo máximo. Como, então, manter a alma dourada? Será que nascemos para ser escória?
É óbvio que não! Para suportar todo esse fogaréu, basta duas virtudes; o amor e a fé! A vida serve para que aprendamos isso! Quem amar ao próximo, como a si mesmo, sem perder a fé, passará incólume por todas as chamas das provações!
Seja qual for a sua provação, aprenda a ver o lado positivo das tuas dificuldades! Pense nas soluções, não nos problemas! Se sofres é porque a pedra precisa ser esculpida, para que o veio de ouro existente em teu peito aflore, resplandecendo em tua alma e te religando à luz de Deus!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
There are no comments
Add yours