capa-edicao09

Nem toda paixão resulta em êxito

Nada mais temeroso que alguém apaixonado por si mesmo. Ricas oportunidades passarão ao largo, pois, para si, o universo está centrado em suas convicções pessoais. Coisa alguma tem mais valor do que a própria opinião? Aceitar alternativas colocaria em risco sua reputação. Ainda que tudo se perca, mantém-se firme em sua opinião, mesmo que equivocada. Se algo der errado, um outro será responsabilizado! Se questionado, ergue o escudo da experiência acumulada. Não vê que fazer tudo sempre do mesmo modo, por anos, não gera experiência alguma. Um apaixonado pelas próprias ideias tem duas orelhas, mas não dois ouvidos! É ágil em argumentar o porquê de estar certo e inapto a ouvir as certezas de outros. Para ele, só há uma maneira ótima de se fazer as coisas: a dele.

Nem todo egocêntrico fracassa, porém sempre que um se dá bem, muitos se dão mal. O júbilo de um é construído à custa da angústia de outros. Todo merecimento será sempre dele. É improvável que construa uma equipe vitoriosa justamente por isso. Vê-se como um cometa brilhante seguido por um rastro de incompetentes, que nada seriam sem sua inteligência e favores, ainda que na realidade ocorra o oposto. Um dia, os vermes comerão sua carne, como a de qualquer mortal, mas que não lhe avisem. Se souber, optará pelo crematório. Tudo na vida é questão de escolha. Cabe decidir como se deseja liderar, tanto quanto subordinar-se. Ególatras optam pela vanglória, mesmo que lhes custe uma chaga na alma pela eternidade.

Há, porém, quem se posicione de modo oposto. Partilham, servem, inspiram sem nada requerer para si, por isso costumam ser honrados. Alcançam autoridade e admiração por meio de humildade e competência, nunca pelo abuso de poder. O verdadeiro líder cerca-se de talentos, orgulha-se da equipe que tem, vibra com as vitórias de seus seguidores, nunca está ocupado para orientar e guarda segredo quando o faz, sente-se mais feliz em servir do que o contrário. Nada o alegra mais do que contribuir para estar rodeado de gente feliz e competente. O verdadeiro líder vê em cada pessoa um potencial e não um aborrecimento, e não se dá conta do valor que tem! Passa despercebido na terra, para ser lembrado nos céus! Age como se não trabalhasse para o reconhecimento dos homens, mas dos anjos! E se, por um lado, isso possa soar como exagero, quem sabe sirva de inspiração a quem aqui encontrar sentido!


 Baixe esta Edição em PDF

Baixar agora

 




There are no comments

Add yours