img-hora-acreditar

É hora de acreditar

2013 será para nós o que fizermos dele. Se a sorte vier junto, ótimo! Trabalhando com inteligência e estabelecendo alianças estratégicas, com certeza ela nos acompanhará.

Um novo ano significa uma nova oportunidade, mais um ciclo que começa. É hora de enfrentar desafios, quem sabe, ainda maiores, com ânimo renovado, repensando estratégias, estabelecendo novos objetivos e consolidando alianças que nos coloquem adiante de nossos concorrentes e sob a preferência de nossos clientes. Como todos sabem, a única certeza que temos é que tudo continuará incerto e se isso nos põe em estado de alerta, tal situação não difere em nada para todos aqueles que estiverem a disputar o mesmo espaço no mercado. É importante frisar que todos os vitoriosos têm em comum o ânimo, a coragem e a fé. Findada a era do conhecimento, vivemos hoje a era da inovação, em que a criatividade é condição sine qua non. Para tanto, a informação é algo imprescindível. Queremos, portanto, reforçar nossos votos de êxito a cada um de nossos leitores e enfatizar que continuaremos nos aprimorando para levantar matérias inspiradoras e interessantes que possam abrir novas perspectivas de sucesso em seus segmentos de atuação no campo da manufatura.

Entendemos que alguém que não queira correr nenhum risco, já tomou um caminho por demais arriscado, pois o ótimo de hoje será o lugar-comum de amanhã e o que agora pode estar sendo desprezado poderá se tornar imprescindível e referência de todos no futuro. É preciso saber onde, quanto e como investir para estar apto a fazer isso sempre. O melhor momento de investir, ou mudar, é quando dependemos apenas de nós mesmos e não quando somos forçados a isso por conta de ações da concorrência ou quando já nos tornamos ultrapassados aos olhos de nossos principais clientes.

O início de ano, em qualquer empresa, é marcado por um ritmo um pouco mais lento, então, com mais tempo e pessoal disponível, o período é propício para um balanço e um olhar crítico a respeito do que passou, porém, mais do que isso, é muito importante que se faça uma análise do porvir, ou seja, que tendência e tecnologias estarão tomando lugar prioritário nas agendas de nossos principais contatos, quais trilhas conduzirão nossas empresas a um futuro mais promissor. Não se pode dirigir uma nave sempre olhando para trás, para o passado. Cada vez mais é preciso aprimorar a intuição e a visão de futuro. Sorrisos e bom relacionamento sempre ajudam, contudo, sem um bom sistema de business inteligence, corre-se o risco de se ficar à margem do mercado. Quem, por medo da chuva, se esconde sob a copa de uma árvore, talvez se molhe um pouco menos, mesmo assim corre o risco de pegar um resfriado e ainda se expõe sobremaneira ao perigo de um raio. Muitas vezes é melhor construir uma roda d’água e aproveitar a energia emanada pela correnteza e gerar luz, ou quem sabe construir um barco e singrar as ondas.

Iniciar bem um ano significa pôr em prática tudo o que foi planejado para ele. Cada colaborador deve se sentir corresponsável pelo êxito de cada plano de ação. É melhor investir um pouco mais de tempo na divulgação, no esclarecimento e consolidação de uma estratégia, a fim de obter o entendimento e o compromisso de todos, do que impô-la e colocá-la em risco por conta da pressa, pois, segundo Willian Blake, todo homem convencido contra a própria vontade ainda tem a mesma opinião.

A análise e o planejamento são fundamentais para todos os setores, desde o chão de fábrica até a diretoria. É preciso clareza e bom senso para aceitar críticas construtivas e com isso melhorar as chances de êxito. Quanto maior o consenso em torno de metas e objetivos, maior será a sinergia alcançada interdepartamentos.

As expectativas são boas, em especial, a partir do segundo trimestre de 2013. Economistas mais otimistas sempre alardearão entusiasmos e vice-versa, porém o grande diferencial será a competência de cada profissional em saber administrar desafios. O Governo Federal previu grandes investimentos em infraestrutura que prometem alavancar a economia do País. Essas expectativas refletem, positivamente, nos mais diversos segmentos do mercado local. Nós, da Manufatura em Foco, confiamos em um ano repleto de boas energias, negócios e desenvolvimento. Graças às grandes parcerias iniciadas em 2012, espera-se um ano de consolidação.

E você, leitor, poderá contar com a Manufatura em Foco neste novo ano. Acompanhe-nos em mais esta etapa. Após recuperar o fôlego nas festas de fim de ano, é hora de pisar no acelerador e abrir os aerofólios, pois a vitória nos espera. Façamos deste novo ano, um ano melhor. Siga-nos!



There are 2 comments

Add yours

Post a new comment