img-cadeia-de-suprimentos

Competitividade Sustentável Através de Gestão da Cadeia de Suprimentos

Após o advento da globalização, o aumento da concorrência inserido em um ambiente econômico problemático motiva organizações a reavaliarem seus modelos de negócios em busca de um melhor desempenho e competitividade sustentável em seu mercado-alvo.

No início do século XX, a grande maioria das organizações foi estruturada de forma mecanicista, representando resistências às mudanças devido ao planejamento pré-determinado para atingir seus objetivos. Portanto, não possuindo características inovadoras e criativas.

À medida que as empresas progrediram, além da burocracia, descobriram novas formas de gestão em tempos conturbados: as máquinas executam uma parcela maior de atividades rotineiras e o trabalho que permanece exige iniciativa, criatividade e flexibilidade. Com o crescente mercado competitivo, as organizações devem inovar em seus processos, permitindo práticas eficientes em busca de resultados eficazes.

Para sobreviverem em seus mercados, as empresas necessitam de competências específicas, principalmente para aquelas atividades que efetivamente agregarão valor, conforme sua estratégia e foco do negócio. No ambiente competitivo e considerando a escassez de recursos, somente aquelas organizações mais preparadas conseguem vencer.

Diante da necessidade de priorizarem suas atividades comerciais e independentes da relativa limitação de recursos disponíveis, as empresas precisam ainda encontrar formas de reforçar suas estruturas sem inflá-las.

Acesse e leia a matéria completa:



There are no comments

Add yours