Produtividade em Destaque: Blaser Swisslube premia clientes inovadores
Investir na produtividade e no aumento dos lucros do cliente tem sido uma maneira bem-sucedida de a empresa acelerar o crescimento de sua participação no mercado brasileiro.
Tornar-se parte da estratégia competitiva do cliente é investir no futuro dos próprios negócios.
No último dia 10 de setembro, a Blaser Swisslube realizou o evento de entrega do Troféu Produtividade edição 2014. O evento contou com a presença de Marc Blaser – Chief Executive Oficcer global da empresa. Para o CEO, o atual cenário econômico exige que as empresas, de modo geral, busquem alternativas para maximizar a produtividade e minimizar seus respectivos custos de fabricação. O objetivo é fazer frente à crescente agressividade da concorrência, assim como atender à progressiva demanda do mercado por produtos e serviços mais competitivos.
Desta forma, especialistas e engenheiros de manufatura, em particular nos nichos voltados à usinagem dos metais, revisam processos, substituem ferramentas e geometrias, ajustam parâmetros de corte, racionalizam movimentos improdutivos, reduzem o número de passadas da aresta de corte, aplicam ferramentas conjugadas especiais e reelaboram programas CNC.
Nesse sentido, o evento tem procurado chamar a atenção para o fato de que produtividade, rentabilidade e qualidade dos processos de produção dependem, também, da escolha correta do líquido refrigerante. Alessandro E. Alcantarilla, diretor da subsidiária brasileira, enfatizou que, para tornar essa correlação mais visível, foi criado o troféu ‘produtividade’. A premiação é concedida bienalmente para os clientes, usuários dos produtos Blaser, que mais se destacarem em cada uma das cinco categorias premiadas. São elas: Consumo de Ferramentas; Sustentabilidade; Consumo de Fluido; Produtividade e Fidelidade.
Para a referida premiação, foram selecionados todos os clientes que conseguiram documentar os valores atingidos, de maneira compreensível, em colaboração com a Blaser Swisslube. Foram estudados projetos muito interessantes em cada categoria e o evento foi o momento de celebrar o grande êxito dessa iniciativa.
As empresas premiadas foram:
Consumo de Ferramentas: Hübner Componentes e Sistemas Automotivos Ltda;
Sustentabilidade: Electro Aço Altona;
Consumo de Fluido: SR Moldes – Santana Rodrriguez Indústria &Comércio Ltda;
Produtividade: Villares Metals S/A;
Fidelidade: Tormep – Tornearia Mecânica de Precisão Ltda.
Descreveremos, abaixo, cada um dos casos de sucesso apresentado por estas empresas.
A Hübner Componentes e Sistemas Automotivos – Unidade Usinagem pertence ao Grupo Hübner que produz componentes metálicos para os mais variados ramos de atividade. É reconhecida pela excelência nos serviços de usinagem e oferece aos seus clientes peças acabadas. Além do mercado de reposição, é também fornecedora de serviços de usinagem para as próprias montadoras e empresas ligadas a esse e a alguns outros segmentos. Originou-se no ano de 1980 em Curitiba – PR, com a fundação da Mecânica Hübner. A pequena fábrica, que atuava no ramo metalmecânico, foi conquistando o mercado aos poucos. Em 1990, a Hübner Componentes e Sistemas Automotivos – Unidade Usinagem, lançou no mercado de reposição de autopeças a marca AutLinea, que comercializa componentes para motores como blocos, cabeçotes, bielas, bombas de óleo e componentes para sistemas de freio.
Ao final de 2001, a Unidade Usinagem mudou a sua sede para Araucária – PR, em instalações de aproximadamente 9.000 m², que contemplam o mais moderno em tecnologia industrial.
O caso apresentado e vencedor foi uma aplicação do produto Blasocut BC 20, feita em uma operação de fresamento em aço Inox 303/304, com o objetivo de melhorar a vida útil das arestas de corte, assim obteve uma redução de 86% no consumo de ferramentas.
A Electro Aço Altona – Atua na área de fundição de peças de aço. Localizada em Blumenau – SC, atende aos segmentos off-shore/petroquímico, off-road, siderúrgico, transporte pesado, hidro e termogeração, além de energia nuclear.
Com capacidade instalada de 1.400 t/mês de peças fundidas brutas, usinadas e acabadas, aliada à sua tecnologia, diversificação de processos e flexibilidade, a Altona se posiciona entre as melhores indústrias do setor no país.
Antes, a emulsão era descartada, gerando custos elevados – além de grande volume de reposição. Após a análise do processo, foi viabilizada a recuperação da emulsão. A grande estabilidade do Blasocut 4400, normalmente utilizado em operações de furação, fresamento, mandrilamento e torneamento, permitiu que a emulsão fosse recuperada por meio de limpeza e decantação. Na sequência, foi feita a reposição dessa emulsão nos tanques das máquinas. O projeto continua como processo de melhoria e sob coordenação dos responsáveis de ambas as empresas, Altona e Blaser, que atuam em conjunto.
A SR Moldes – Está localizada em São Carlos, no centro do estado de São Paulo. Iniciou as atividades na área de moldes e injeção plástica e há quatro anos dedica-se à engenharia e desenvolvimento de novos produtos e a usinagem seriada, mas também executa serviços de usinagem em sua ferramentaria, muito bem equipada. Apesar da atual desaceleração do mercado de manufatura, a SR experimentou um crescimento dos negócios de 65% nos últimos três anos.
O desafio enfrentado foi melhorar a vida média do fluido aplicado à época, que estava na média de 120 dias, gerando altos volumes de reposição. O consumo de ferramentas também era elevado e o acabamento insatisfatório. Dois meses após a instalação do produto Blaser, notava-se uma reposição 79% menor em comparação com o fluido anterior.
Atualmente, a vida do produto que em média não passava de 120 dias, já ultrapassou um ano sem apresentar qualquer problema. A vida útil das ferramentas obteve uma melhoria de 194% e o acabamento melhorou consideravelmente. O produto Blasercut BC 20 atingiu e superou todas as expectativas da SR Moldes, proporcionando grande economia nos custos. Os benefícios se estenderam aos setores de ferramentaria e usinagem, nas operações tanto de acabamento, quanto de desbaste, considerando ainda que o material usinado era o aço inoxidável.
Os materiais mais usinados são Aços Rápidos, Aços Ferramenta, Aços Inoxidáveis, Aços Válvulas, Ligas Especiais e Peças Forjadas. A empresa sempre se caracterizou pela adoção e implementação de soluções inovadoras. Com o foco em produtividade e melhorias contínuas, a companhia permitiu o desenvolvimento de uma solução mais vantajosa no processo de retificação centreless. Com o objetivo de aumentar a vida útil da ferramenta, passou-se de 36 para 52 toneladas retificadas por rebolo. Isso gerou uma produtividade bem maior. Utilizando o produto Blasocut 935 Kombi, o processo foi otimizado, mantendo sua capabilidade e qualidade, reduzindo set-ups, movimentação de materiais e eliminando o descarte de emulsões, pois o produto se mantém mais estável, podendo ser melhor aproveitado a cada limpeza de tanque.
A fim de se adaptar à atual conjuntura econômica, encontra-se preparada e tem buscado estabelecer parcerias que possam ampliar o seu respectivo portfólio de negócios. O bom relacionamento comercial entre ambas as empresas, Tormep e Blaser Swisslube, se estende desde 2002. Com resultados mutuamente profícuos que persistem ao longo de todo esse tempo, a Blaser se tornou seu principal fornecedor de fluidos industriais, em especial os fluidos vegetais de alto desempenho, compatíveis com o alto grau tecnológico dos equipamentos utilizados pela Tormep. Tais produtos têm atendido às aspirações dessa empresa, que prima pelas questões ligadas à biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável. Valendo-se de fórmulas como as encontradas nos fluidos Vasco 1000, Vascomill CSF 22 e Vascomill 10, é possível cobrir as operações de torneamento, retificação, fresamento e furação.
Assim, ao longo desses anos, adicionalmente aos expressivos resultados obtidos nas operações de usinagem, a Tormep tem recebido o devido suporte técnico de seu fornecedor preferencial, que contempla, dentre outros pontos relevantes, informações referentes ao manuseio, utilização e descarte adequados dos fluidos de usinagem, respeitando as normas técnicas vigentes no país.
Quando o bom atendimento supera as expectativas do cliente, a preferência vem como desdobramento.
O espírito empreendedor e o desejo constante de inovação têm sido a mola propulsora do desenvolvimento de seus negócios. Sem perder de vista tais princípios estabelecidos pelo pai e fundador da empresa, Peter Blaser expandiu negócios para os principais mercados em todos os continentes. Hoje, sob o comando de Marc Blaser, representante da terceira geração da família, o rápido crescimento experimentado em solo brasileiro tem mostrado que entender as necessidades de cada cliente e auxiliá-los a superar seus respectivos desafios, no campo dos fluidos industrias, só pode ter como consequência a consolidação da marca como uma das líderes desse mercado.
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