Fornecedor ou fornecedores?
O Single Sourcing consiste em uma prática adotada, há alguns anos, pela indústria da manufatura, em que se define a compra de uma gama completa de produtos de um fornecedor preferencial, com vistas a racionalização dos custos e melhoria dos serviços na área ?de suprimentos.
O mundo empresarial tem sofrido, nos últimos anos, grandes mudanças, em especial no que tange às formas de competição, pois a crescente disputa por novos mercados, em um mundo cada vez mais globalizado, tem exigido das empresas diversificadas formas de gestão – isso faz com que elas ultrapassem seus limites e se integrem com outras empresas da cadeia de suprimentos. Segundo Rachid, Bresciani Filho e Gitahy (2001), as empresas, contrapondo-se ao modelo altamente verticalizado do pós-guerra, vêm diminuindo suas estruturas por meio (dentre outras ações) da terceirização de atividades tanto as de apoio, como as atividades de produção e, também, por meio do desenvolvimento de novas formas de relacionamentos com os fornecedores.
Os relacionamentos em cadeia de suprimento, normalmente, são baseados no poder ou na confiança. Se, por um lado, os relacionamentos baseados na confiança criam uma situação em que ambos os elos se beneficiam, por outro lado, nos relacionamentos baseados no poder, o elo mais forte dita as regras, o que acaba trazendo consequências negativas a longo prazo.
Fornecedor Único
Vantagens
- Maior potencial de desenvolver uma relação ganha-ganha;
- Melhor comunicação, mais ágil, barata e confiável;
- Maior economia de escala;
- Maior dependência, o que favorece um maior comprometimento e foco dos esforços;
- Cooperação facilitada no desenvolvimento de novos produtos.
Desvantagens
- Perda de flexibilidade e maior vulnerabilidade no caso de ocorrer falha no abastecimento do fornecedor;
- Fornecedor pode forçar o aumento dos preços caso não haja outra alternativa de fornecimento para o cliente;
- Problemas de ordem financeira.
Fornecedores Múltiplos
Vantagens
Comprador pode forçar o preço para baixo através da competição entre fornecedores;
Maior flexibilidade no momento de mudar de fornecedor caso ocorram falhas no fornecimento;
Possuir várias fontes de conhecimento e de especialização pode ser importante em determinados casos.
Desvantagens
Dificuldade de se criar maior comprometimento do fornecedor;
Maior esforço requerido para a comunicação em geral;
Fornecedores tendem a investir menos em novos processos e produtos;
Maior dificuldade de se obterem economias de escala.
Existem situações em que a concentração das compras em um único fornecedor pode trazer benefícios significativos.
Eis a questão. Qual será, então, a melhor opção: um fornecedor ou vários fornecedores? Devemos começar esta análise pelo nosso produto final, ou seja, pelas nossas necessidades. Se, por exemplo, temos um produto no qual seus componentes são standard, não vemos razão para grande preocupação, pois no mercado haverá opções.
Mas, se o nosso produto exige componentes únicos, especiais, a situação não é tão lógica e simples como antes citada. Conforme exposto na comparação entre fornecedor único e fornecedores múltiplos, teremos que definir uma estratégia ao passo em que ambas contêm riscos intrínsecos, ou seja, se a escolha for fornecedor único teremos mais espaço para ganhos financeiros, contudo ficaremos a mercê da estabilidade operacional e financeira deste fornecedor; se a nossa opção for por múltiplos fornecedores, nosso poder de barganha será menor, porém não teremos que nos preocupar com estabilidade operacional e financeira.
O importante, seja qual for a modalidade escolhida, é que ocorra sempre suportada por contrato com bases claras para as partes.
Não podemos deixar de falar, também, no desenvolvimento da base de fornecedores. A empresa deverá ter uma estrutura para esta importante atividade. Um bom caminho é definir alguns critérios para a formação da base de fornecedores, seja ISO 9000, ISO 14000 etc., além, é claro, de criteriosa avaliação financeira, visitas para acompanhar as operações e documentações, bem como visitar e contactar seus clientes para tomar referências.
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